» Notícias: "Cale" as vuvuzelas nas transmissões da Copa 2010.

Se você se incomoda com o som das tão faladas vuvuzelas, as cornetas que os torcedores tocam o tempo todo durante as transmissões dos jogos de futebol da Copa do Mundo da África do Sul, saiba que existem soluções técnicas para reduzir o ruído delas e garantir mais conforto auditivo.
O responsável por essa façanha é o equalizador, equipamento que divide o áudio em faixas de frequência que podem ser manipuladas, garantindo, assim, uma melhor reprodução do som de acordo com tipo de música ou evento que está sendo transmitido.
Existem discussões na internet sobre soluções via hardware e software para amenizar a tortura aos ouvidos. Nem todas, no entanto, funcionam perfeitamente. Veja algumas opções para se livrar do som das cornetas na TV e ver os jogos da Copa em paz.
Se sua TV vem com equalizador embutido, temos uma boa e uma má notícia: a boa é que, com um ajuste simples, você pode reduzir o som das vuvuzelas. A má é que, diferentemente do que circula pela internet, esse acerto não só não elimina em 100% o som das cornetas como também acaba distorcendo o áudio da transmissão, incluindo a narração e os sons dos jogadores no campo.
Para anular o som das vuvuzelas, é necessário eliminar a frequência sonora equivalente ao som da corneta. Cada som produz uma onda sonora, que vibra em uma determinada frequência. O barulho da vuvuzela produz uma onda de 235 Hertz, ou seja: a cada segundo, a onda sonora criada pela corneta vibra 235 vezes.
Além da frequência original, é preciso também "apagar" as harmônicas, ondas que vibram, por exemplo, numa frequência duas ou três vezes maior que o som inicial. As harmônicas da vuvuzela são, aproximadamente, 466 Hz, 932Hz e 1862Hz. - Recebas em primeira mão Notícias sobre Empregos & Carreira, Vagas Trainee, Administração, Concursos Públicos do Portal:

[Siga o @ocristiano no Twitter]

[Receba as novidades no Seu E-Mail.]

Nas TVs com configuração de equalizador, o mais próximo que se tem é o ajuste de 300 Hz. A aproximação não é suficiente para acabar com o som das vuvuzelas, e ainda atrapalha na reprodução de outros sons.
Se sua TV não possuir o recurso, também é possível ligar a saída de áudio em um aparelho de som com equalizador para, da mesma forma, reduzir as tais frequências.


Veja Também:

Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;